Bem Vindo ao Evangelizar Espírita!

Aqui você encontrará posts relacionados às aulas do 3º Ciclo da Infância ( 11 a 12 anos ) da Evangelização Espírita Infanto-Juvenil no Centro Espírita Ildefonso Correia - Curitiba / PR.


Encontrará também informações relacionadas ao Espiritismo e à Educação, elementos-chave para alcançarmos o objetivo de divulgação da Doutrina Espírita e evangelização do homem.




domingo, 21 de fevereiro de 2010

Psicofonia e Psicografia

Conforme prometido na aula, seguem:

1) Vídeo de Divaldo Franco transmitindo uma mensagem psicofônica do Dr Bezerra de Menezes no encerramento do 4º Congresso Mundial Espirita em Paris (2004).



2) Vídeo de Chico Xavier psicografando uma mensagem ao vivo no programa de TV Pinga Fogo em 1971 ( Parte 1 ).



Será que vocês conseguem outros exemplos de psicografia ou psicofonia? Postem seus comentários.

Aproveito também para que, se puderem, vocês pesquisem algum fato histórico relacionado ao Movimento Espírita paranaense ou brasileiro e o postem como comentário, pois não deu tempo de falar disto na aula. Peçam ajuda a seus pais ou acessem os links da página "Espiritismo" deste blog, se precisarem.

Aula - Integração / Histórico do Espiritismo II

Álbum de fotos - acesso restrito.


Integração
Tempo: 20 min.

Apresentação dos Evangelizandos e Evangelizadores.

Questionar por que estamos na Evangelização. Para aprender o Espiritismo e o Cristianismo para aplicar sua moral no dia-a-dia e viver mais feliz consigo mesmo, com o próximo e com Deus.

Falar sobre horários, rotina da aula e disciplina.


Apresentação do Programa Anual
Tempo: 10 min.

Falar dos módulos do programa, eventos especiais e aulas especiais.


Introdução

Atividade 1: Ambientação Histórica – Discussão
Tempo: 5min.

Perguntar aos Evangelizandos como era o mundo em 1850? Como viviam as pessoas? Como era sua alimentação e sua saúde? Como eram a música e a pintura? As ciências, os transportes e as comunicações? Quais os principais países e formas de governo?

O que sabem sobre a história do Espiritismo, direcionando-os para o tema da aula.


Desenvolvimento

Atividade 2: As Mesas Girantes - Filme
Tempo: 15 min.

Foram os fenômenos de Hydesville, através da mediunidade das irmãs Fox, e as mesas girantes, que deram origem às pesquisas do professor Rivail.

Assistir ao trecho do filme Espiritismo de Kardec aos Dias de Hoje desde, aproximadamente, o 15º min. ( Hydesville ) até o 22º min. ( postura científica, antes de resumir os ensinos dos Espíritos ).





Discutir com os Evangelizandos os aspectos interessantes do filme.

Destacar a postura científica adotada pelo professor Rivail. Ele não acreditou nos fenômenos somente por acreditar: refletiu, pensou, concluiu racionalmente e foi pesquisar o que havia por trás dos fenômenos.

Através da pesquisa científica adotada pelo professor Rivail, foi elaborado o Livro dos Espíritos e para não colocar seu próprio nome adotou um pseudônimo, o de Allan Kardec, nome que usou em outra existência.

Allan Kardec não descobriu, nem inventou o Espiritismo, ele pesquisou e codificou a Doutrina Espírita.


Atividade 3: As Mesas Girantes – Dramatização
Tempo: 20 min.

Explicar que a atividade objetiva demonstrar os fenômenos da tiptologia e da sematologia, bem como a evolução para a psicografia, através da dinâmica exposta em O Enigma das Mesas Girantes.

Escolher Evangelizandos para representar uma reunião mediúnica com os papéis de: Espírito, Médiuns ( 3 ou 4 ) e Assistentes. Os médiuns devem sentar em torno da mesa, estender as mãos e esperar um pouco até a manifestação da mesa. Então os Assistentes devem fazer perguntas do tipo: sim/não; resposta com números e resposta com palavras para que a mesa responda.

Apresentar a cesta de vime com caneta fixada para escrever sobre papel como demonstração da psicografia indireta. Citar que se utilizava também a prancheta e a pedra de ardósia.




Atividade 4: Histórico do Movimento Espírita no Brasil e no Paraná
Tempo: 5 min.

A FEB foi fundada no Rio de Janeiro em 1884 e a revista Reformador em 1883. Unificação do Movimento Espírita através do Pacto Áureo em 1949. Destacam-se Elias da Silva, Bezerra de Menezes e Guillon Ribeiro.

A FEP foi fundada em 1902 por 7 pessoas e 2 grupos espíritas. Destacam-se a fundação do Hospital Psiquiátrico em 1945, o Jornal Mundo Espírita ( como órgão de divulgação da FEP ) em 1949 e nomes tais como Lins de Vasconcelos, João Ghignone e Abibe Isfer.

Citar o trabalho de companheiros na divulgação Espírita no Brasil e no Mundo, especialmente Chico Xavier, Divaldo Franco e Raul Teixeira: as palestras, as obras e a conduta moral.


Conclusão
Tempo: 5 min.

Questionar a turma, que deverá acertar 80% das questões:

• Qual a importância dos fenômenos de Hydesville para o Espiritismo?

• O que você entende por mesas girantes?

• Explique por que a postura de Kardec diante dos novos fenômenos foi científica.

• Cite alguns fatos relacionados à história do Espiritismo no Brasil e no Paraná.





Fontes de Pesquisa:

1. FEB, ESDE - Programa I – Introdução ao Estudo da Doutrina Espírita, edição 1996, Roteiro nº 02

2. ___, Escorço Histórico - Aspectos Marcantes de sua Trajetória ( obra disponível para download em http://www.febnet.org.br/file/1/126.zip )

3. ___, Espiritismo de Kardec aos Dias de Hoje, Filme ( disponível na Videoteca CEIC em VHS e em http://www.youtube.com, em 6 partes sendo a 1ª parte em http://www.youtube.com/watch?v=r-jZTGLXyN8 )

4. FEP, FEP 100 Anos, pág. 5.5 ( obra disponível para download em http://www.feparana.com.br/federacao.php?cod_item=37 )

5. ___, Memória da Federação Espírita do Paraná no seu Centenário 1902-2002

6. ___, Resumo Histórico, texto disponível em http://www.feparana.com.br/federacao.php?cod_item=27

7. FOELKER, Rita, O Enigma das Mesas Girantes, caps. 3 e 4; e Pesquisa e Exposição

8. KARDEC, Allan, O Livro dos Espíritos, Introdução – itens III a V

9. ____________, Obras Póstumas, 2ª parte, A minha primeira iniciação no Espiritismo

10. ____________, O Livro dos Médiuns, itens 60 a 63 e 139 a 141


Fontes de Pesquisa e Recursos Utilizados por Atividade:

Atividade 1: [7], Pesquisa e Exposição

Atividade 2: [3]

Atividade 3: [7], caps. 3 e 4; [8], Introdução – item IV, pág. 20; e [10], item 140, pág. 186. Adicionalmente, cesta de vime pequena, material para fixação – barbante, fita adesiva, régua e mesa pequena, preferencialmente redonda.

Atividade 4: [2], [4], [5], [6

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Quadrinhos on-line

No site abaixo é possível criar histórias em quadrinhos online com personagens da turma da Mônica. Permite personalizar falas e cenários, divulgar as produções e votar nas melhores.


É um ótimo recurso para aulas, especialmente do Jardim.


http://www.maquinadequadrinhos.com.br/Intro.aspx