Bem Vindo ao Evangelizar Espírita!

Aqui você encontrará posts relacionados às aulas do 3º Ciclo da Infância ( 11 a 12 anos ) da Evangelização Espírita Infanto-Juvenil no Centro Espírita Ildefonso Correia - Curitiba / PR.


Encontrará também informações relacionadas ao Espiritismo e à Educação, elementos-chave para alcançarmos o objetivo de divulgação da Doutrina Espírita e evangelização do homem.




quinta-feira, 11 de março de 2010

Aula – Espírito, Perispírito e Corpo Físico

Álbum de fotos - acesso restrito

Atividade 1:

Interação da turma com um fantoche – apresentá-lo a todos, fazer algumas brincadeiras e depois deixá-lo inerte sobre a mesa.

Dialogar com as crianças sobre o que aconteceu com o fantoche, levando-os a pensar na diferença entre o Corpo Físico e o Espírito. Falar a eles sobre a existência do Perispírito.


Exposição: Espírito, Perispírito e Corpo Físico

Corpo Físico: é o recipiente, a casca que abriga dentro de si o Perispírito e o Espírito. Quando o corpo morre, se rompem os laços que o prendem ao Espírito, e o Espírito abandona o corpo. O corpo, sem o Espírito, seria simples massa de carne sem inteligência. (L.E. questão 136, a e b)

O Corpo Físico é o reflexo do corpo espiritual, e este "retrata em si mesmo o corpo mental que lhe preside a formação" (André Luiz, em Evolução em Dois Mundos, Cap. II, pág. 24). O corpo do homem é um organismo aperfeiçoado através de longa evolução. Seus órgãos foram adaptados, para executarem tarefas que só competem à espécie humana. Essa evolução não se fez ao acaso, nem só pelas leis biológicas, mas obedecendo a uma orientação do plano maior. Assim, o encarnado possui todas as possibilidades de atuação no seu Corpo Físico.

No Corpo Físico atuam, desde seus próprios atos reflexos, até os processos intelectuais. O Espírito está em constante interação com o Corpo Físico, e recebe através dele as mais variadas impressões, pelos órgãos dos sentidos.

Espírito: Antes de se unir ao corpo, a Alma/Espírito é um dos seres inteligentes que povoam o mundo invisível, e que temporariamente habitam um Corpo Físico para se purificarem e se esclarecerem. (L.E. pergunta 134, b)

O Livro dos Espíritos define os Espíritos como sendo "os seres inteligentes da criação" (L.E., Livro II, Cap. l, perg. 76), que "são individualizações do princípio inteligente, como os corpos são individualizações do princípio material" (L.E., Livro II, cap. l, perg. 79), e que são criados por Deus permanentemente, sem forma definida, para os encarnados, que se apresentam ao mundo espiritual como "uma chama, um clarão ou uma centelha etérea" (L.E., Livro II, Cap. l, perg. 88). Todos são criados iguais e dotados de faculdades a serem desenvolvidas através das experiências reencarnatórias, que levam ao progresso da Humanidade.

Perispírito: o espírito, após desencarnado, continua a ter um fluido que lhe é próprio, haurido na atmosfera de seu planeta, e que guarda a aparência de sua última encarnação: seu perispírito. (L.E. questão 150, a).

Como corpo fluídico dos Espíritos, é o laço que prende a alma ao corpo, envoltório formado de fluidos ambientes. Afirma Kardec (GE., Cap. XIV, itens 7 e 8) que o "corpo fluídico dos Espíritos é um dos produtos mais importantes do fluido cósmico" e diz que o Corpo Físico também dele se origina, apenas que mais condensado e transformado em matéria tangível.

A função do Perispírito, como laço fluídico, é ligar, na encarnação, o Espírito ao Corpo Físico. Durante o processo reencarnatório, à medida que o novo corpo vai se formando, a união com o perispírito ocorre molécula a molécula, célula a célula. Na morte deste, quando deixa de absorver o fluido vital, desfaz-se essa união. Assim, conclui Kardec, "não é a partida do Espírito que causa a morte do corpo, mas a morte do corpo que causa a partida do Espírito" (GE., Cap. XI, item 18).


Interação entre corpo físico, espírito e perispírito

O Espírito necessita de mecanismos para desenvolver-se. Um deles é o corpo físico. O Espírito encarna no corpo para expiar as falhas passadas e evoluir por intermédio do aprendizado constante. Para que o Espírito possa atuar no Corpo Físico é necessária a intermediação do Perispírito.

O Perispírito recebe todas as influências, sensações e experiências do corpo e as registra, repassando-as para o Espírito. O Espírito também recebe as informações, registra-as e repassa para o Corpo Físico.

Todos os estímulos recebidos pelo Corpo Físico são encaminhados ao Perispírito/Corpo Espiritual e conseqüentemente ao Espírito, e vice-versa.


Estímulo => Corpo Físico => Períspirito => Espírito

Resposta <= Corpo Físico <= Perispírito <= Espírito


Assim é que, se a pessoa não cuida bem de seu organismo/Corpo físico e permite que ele sofra por isso (por exemplo, se expondo ao frio sem calçados, andando mal agasalhada, não escovando os dentes, comendo alimentos que lhe fazem mal, não descansando o suficiente ou fazendo atividades físicas exageradas), tudo isso vai afetar o seu Corpo Físico, o seu Perispírito e com isso também o seu Espírito. Isso também acontece a nível mental. As projeções mentais, os pensamentos que se tem afetam o Corpo Físico, o Perispírito e o Espírito. Segundo Joanna de Angelis, “graças ao teor vibratório de cada emissão pensante, a carga estimula a consciência celular que se sente mais fortalecida, gerando saúde, ou se desarmoniza, produzindo doença.” Joanna acrescenta, ainda, que “a sementeira do ódio, do ciúme, da inveja, da ira e de outros anestésicos do Espírito...” contaminam não apenas o Espírito, mas também o Corpo Físico da pessoa que permitiu e se deixou levar por esses sentimentos. Por contaminarem o Espírito, essas condutas “transferem-se de uma para outra existência”. Para a cura deste tipo de enfermidade da alma cada pessoa deverá promover a “transformação estrutural do pensamento”, direcionando-o para o equilíbrio e a harmonia.


Atividade 2: Recorte/Colagem/Desenho

Os alunos serão convidados a formarem 3 ou 4 pequenos grupos (dependendo do número de Evangelizandos presentes) que terão 10 minutos para fazer, com os materiais recebidos, representações de corpos físicos, perispíritos e espíritos. Depois disso, deverão apresentar aos colegas e explicar a representação e a forma como ocorre a comunicação entre eles.






Atividade 3: Leitura do jornal Mundo Espírita


Bibliografia sugerida:
01 – ÂNGELIS, Joanna de (Espírito). Dias Gloriosos. (Psicografado por Divaldo Pereira Franco). 4ª. Ed. Salvador: Livraria Espírita Alvorada, 1999. cap. 5 e 6.
02 - D’ASSUMPÇÃO, Gislaine Maria. Pingo de luz: de volta à casa do pai. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. 43 p.
03 - KARDEC, Allan. Sede perfeitos. In: ___. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 107. ed. Rio [de Janeiro]: FEB, 1993. cap. XVII, item 11.
04 - _______________. Gênese espiritual. In: ___. A Gênese. 37. ed. Rio [de Janeiro]: FEB, 1996. cap. XI, itens 10 a 14, 17 e18.
05 - _______________. Dos Espíritos. In: ___. O Livro dos Espíritos. 79. ed. Rio [de Janeiro]: FEB, 1997. pt. 2, cap. I, pergs. 76 a 95.
06 - ______________. Os fluidos. Op. cit. cap. XIV, itens 7 a 9

Nenhum comentário: